quinta-feira, 5 de junho de 2008

QUEM É QUEM NO MUNDIAL

A Revista GRACIEMAG.fez análise especial das chaves, e o nosso blog aproveitou a onda. E claro, tem BRASA como favorita em todas as chaves.

Está tudo pronto. Atletas treinados, inscritos e separados em suas respectivas categorias e chaves. O GRACIEMAG.com resolveu então dar a cara a tapa pouco antes dos combates começarem em Long Beach. Analisamos as principais categorias do Mundial 2008 para preparar o amante do Jiu-Jitsu para o que vem por aí. Confira a nossa análise e faça a sua.

Roxa: O absoluto da faixa-roxa tem 16 chaves, para se ter uma idéia do grau de competição que será visto na Pirâmide de Long Beach. Alguns nomes chamam atenção logo de cara, como o jovem Neiman Gracie (GB), e o irmão mais novo de Rodrigo Cavaca, Rafael (Brasa).

Marrom: Depois da promoção de Kron Gracie a faixa-preta, a bandeira da família ficou com o filho de Carlinhos Gracie, Kayron. Num absoluto completamente lotado, com 8 chaves, ele terá que vencer boas promessas do Jiu-Jitsu como Antônio Peinado (Alliance), Bruno Tostes (Renzo Gracie) e Alfredo Caipira (Brasa), entre outros. Ausências na categoria aberta, os irmãos Rafael e Guilherme Mendes (Brasa) devem se fazer notar no peso pena.

Faixa-preta

Feminino: Entre as meninas, mais uma vez bons duelos. Logo de cara, no pluma, Carina Damm (Alliance) vai bater de frente com a campeã do ano passado, Michelle Nicolini (Brasa). Mais pesadas, a tricampeã Letícia Ribeiro (Gracie Humaitá) enfrentará Bianca Barreto (GB America). No leve, Kyra Gracie (GB) aparece como grande favorita. No médio, o favoritismo é de Hannette Quadros. No meio-pesado, duelo entre Ana Laura Cordeiro (GB) e Penny Thomas (GH). No pesado, Luciana Dias (GH) vai tentar repetir o desempenho do Pan 2008, quando dominou a categoria. E no absoluto, todas elas se encontram.

Masculino

Galo: O campeão do ano passado Bruno Malfacine (UGF) vai tentar o bi e quer gritar "vice de novo" sobre o japonês Yusuke Honma (Paraestra). Além desse duelo particular, entram com força na disputa entre os levinhos Caio Terra (César Gracie) e Felipe Costa (Brasa).

Pluma: O dono da categoria e heptacampeão Robson Moura (Nova União) está fora. O campeão de 2006 Bibiano Fernandes também não vai lutar. Firmes e fortes estão o vice de 2007, Samuel Braga (GB), a revelação Renan Borges (BTT Boston) e Bernardo Pitel (Nova União).

Pena: No pena, a missão de todos os demais atletas é desbancar o bicho-papão Rubens Charles, o Cobrinha. Em 2007, o monstro da Alliance não sofreu nem ao menos uma vantagem em todo o Mundial. Ao que tudo indica, os mais bem cotados para frear a série vencedora de Cobrinha são o gaúcho Mário Reis (GB) e o paulista Bruno Frazatto (Brasa).

Leve: Aqui pedimos licença aos demais inscritos na categoria para dizer que os holofotes estão voltados para dois atletas. De um lado Celsinho Venícius (Ryan Gracie), bicampeão mundial; do outro a surpresa do ano passado, Lucas Lepri (Alliance). A chave de joelho que tirou Celsinho da final em 2007 ainda dói e mesmo após o troco no Pan, quando ganhou do rival, não curou o desejo de vingança. É hora do tira-teima.

Médio: A categoria há muito tem status de palco de grandes duelos no Jiu-Jitsu. Basta lembrar os duelos entre Tererê e Nino, em 2000; Shaolin e Tererê, em 2001; Marcelinho x André Galvão, em 2006; só para citar alguns. Ano passado, a Brasa dominou a categoria, com o fechamento da final entre Lucas Leite (que ficou com o título) e Galvão. Este ano, a renovação está completa. Pelo que fez na faixa-marrom, e do jeito que fez, Kron Gracie já entra como favorito, apesar de ainda estreante. E o que dizer de nomes como Victor Estima (GB), Cássio Werneck (CW), Mike Fowler (Lloyd Irvin), Otávio Souza (GB), Gregor Gracie (GB) e Bill Cooper (Alliance)? Pedreira na certa e status mantido.

Meio-pesado: André Galvão quer seu segundo título no que pode ser seu último Mundial, com o início da carreira no vale-tudo. No caminho, o conhecido rival paulista Murilo Santana (Yamasaki). A Gracie Barra vem desfalcada de Rômulo Barral, mas reforçada com Bráulio Estima, que ficou fora em 2007. Certeza de Jiu-Jitsu de alto nível serão também Rafael "Gordinho" Corrêa (GB) e Léo Dalla (LD).

Pesado: Alexandre Ribeiro (GH) quer o tetracampeonato para não deixar dúvida de quem manda na categoria. Tarsis Humphreys (Alliance), que se machucou no Pan, resolveu subir de peso e vai complicar a vida de Xande. Outros que prometem dar trabalho são o recém-campeão brasileiro absoluto Alexandre Souza (Gracie Florianópolis) e a fera Roberto Tussa (GB).

Super-pesado: Rafael Lovato Jr (GH) desceu de peso depois de ter sido campeão no pesadíssimo ano passado. A revanche entre ele e Luiz Theodoro "Big Mac" só poderá acontecer no absoluto. O gringo entra como favorito, mas que se cuide com feras como Flávio "Cachorrinho" Almeida (GB), o sempre intenso Antonio Braga Neto (Gordo) e o veterano Roberto Tozi (Godói JJ).

Pesadíssimo: Se você perguntar, ninguém vai reconhecer, mas o sorriso amarelo está estampado nos rostos dos inscritos na categoria mais pesada do Jiu-Jitsu. Tudo por causa de uma notícia de última hora: Roger Gracie vai lutar entre eles. Mas guerreiros que são, Eduardo Telles (Nine Nine), Big Mac (Godói JJ), Gabriel Vella (Alliance) e Leonardo Leite (Brasa) já devem estar preparando umas surpresinhas para o favorito. Já imaginou uma final entre o judoca Léo Leite e Roger? Quem se lembra das finais do absoluto de 2004 e 2006 deve estar torcendo justamente para isso.

Absoluto: Uma das maiores reuniões de monstros do esporte de todos os tempos. Roger é ligeiramente favorito, mas quem pode dizer o que vai acontecer? O tempo dirá. E o GRACIEMAG.com vai acompanhar tudo minuto a minuto. Fique ligado para não perder nenhum detalhe do maior Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu de todos os tempos.


Nenhum comentário: